As baixas temperaturas e o tempo seco dos últimos dias provocaram geadas em algumas regiões de Uberaba. De acordo com a Prefeitura de Uberaba, por meio da Secretaria do Agronegócio (Sagri), as temperaturas baixaram mais de 15º em uma semana e as variações de temperatura e umidade interferiram muito no desenvolvimento de frutas e hortaliças, promovendo baixas da qualidade e produtividade dos alimentos.
Na região de Santa Rosa, a lavoura de jiló ficou toda comprometida, as folhas de alface e couve foram queimadas pelo acúmulo de cristais de gelo, além das plantas terem o crescimento prejudicado.
O secretário do Agronegócio, Agnaldo Silva, explicou que devido a isso, a baixa oferta de produtos vai refletir na revenda, nos preços dos hortifrutigranjeiros no mercado.
“Foram constatados no município, nas regiões mais baixas, três dias de sucessivas geadas que realmente devem comprometer o fornecimento de hortifrutigranjeiros no mercado local, podendo ter um ligeiro aumento de preços devido à falta de produtos. Entendemos que isso é ageiro e, provavelmente, por mais 15 dias esteja regularizado”, comentou Agnaldo.
Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a previsão é de que as temperaturas voltem a se elevar a partir da segunda quinzena de agosto, e ainda de que as chuvas cheguem no final do inverno, depois da metade do mês de setembro.