A Secretaria de Desenvolvimento Social (Seds) vai realizar, nesta sexta-feira (19), mutirão de atendimento à população de rua, na praça da rodoviária, das 8h às 12h. O mutirão faz parte do último dia de atividades da I Semana de Luta da População em Situação de Rua.
Em ação integrada com outras secretarias, haverá teste rápido para HIV, sífilis e hepatites B e C, distribuição de preservativos, orientação sobre benefícios e serviços sociais e atividades esportivas e culturais.
No mesmo dia, das 14h às 16h, está agendada oficina de convivência e fortalecimento de vínculos para a população de rua acolhida no Centro de Tratamento para Dependência Química (Centroherd).
Ao longo desta semana, a Seds promoveu roda de conversa junto aos acolhidos na Casa Dia e na Casa de Acolhimento São Mateus, além de encontro entre profissionais para fortalecimento da rede de proteção à pessoa em situação de rua. A programação é uma alusão ao 19 de agosto, Dia Nacional da Luta da População em Situação de Rua.
Como parte das ações, a Secretaria também divulgou diagnóstico que traça o perfil dessa parcela da população. Realizado entre 1º de julho e 8 de agosto, o levantamento identificou 286 pessoas em situação de rua em Uberaba. Dessas, 173 estavam acolhidas. O diagnóstico na íntegra está disponível na página da Secretaria.
Serviços – Atualmente, a Seds cofinancia 224 vagas em unidades de acolhimento institucional para quem está nas ruas – 50 a mais em relação ao ano ado. Ao ver uma pessoa em situação de rua, o cidadão pode acionar a Abordagem Social pelo (34) 99667-4451. A Seds também é responsável pelo Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro Pop) e pela Casa de agem.