Previous
Next

Equipe técnica da AMM visita Uberaba para avaliar Geoparque, finalista em prêmio de Boas Práticas

Compartilhe este post

A cidade de Uberaba recebeu, nesta quinta-feira (24), a visita técnica da equipe da Associação Mineira de Municípios, como parte da etapa final do Prêmio AMM de Boas Práticas na Gestão Municipal 2025. O município é um dos três finalistas na categoria Gestão do Turismo com o projeto do Geoparque Uberaba – Terra de Gigantes.

Reconhecido pela Unesco como o sexto Geoparque Mundial no Brasil, o projeto foi selecionado entre 56 iniciativas inscritas por prefeituras mineiras. A visita teve como objetivo verificar in loco as ações descritas na proposta enviada pela Prefeitura de Uberaba. A equipe visitou o Memorial Chico Xavier, o Parque Fernando Costa, o Geossítio Santa Rita, Mercado Municipal e Museu de Peirópolis.

Segundo o assessor técnico da AMM, Ramon Diniz, a avaliação presencial é decisiva para confirmar se as práticas estão sendo de fato executadas. “Agora estamos validando o que foi apresentado no papel. A decisão final será anunciada no dia 6 de maio, durante o Congresso Mineiro de Municípios, em Belo Horizonte”, disse ele.

A premiação é dividida em quatro eixos temáticos: Educação, Meio Ambiente, Turismo e Desenvolvimento Econômico. Seu propósito é reconhecer e valorizar iniciativas de gestão pública inovadoras, que tragam resultados concretos para o desenvolvimento do município.

O secretário de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação, Celso Neto, ressaltou que o reconhecimento estadual reforça o papel de Uberaba como referência em turismo. “Investimos em infraestrutura, conhecimento e desenvolvimento do Geoparque. Isso tem colocado Uberaba em destaque no cenário turístico, e seguimos trabalhando para posicionar a cidade como destino turístico mundial, gerando emprego e renda”, disse.

Já a diretora de Turismo da pasta, Maria Aparecida Basílio, destacou ações como o Circuito de Turismo Rural e o apoio aos artesãos locais como exemplos de boas práticas que fomentam a economia. “Essas práticas contribuem para o desenvolvimento sustentável do nosso território e a melhoria da qualidade de vida da população”.

Concorrem com Uberaba os municípios de Santana do Riacho (Rotas Turísticas da Serra do Cipó) e Poços de Caldas (Concessão de uso do circuito turístico integrado). Ao todo, 12 projetos finalistas, três por categoria, arão por visitas técnicas e serão apresentados durante o evento da AMM no Expominas, no dia 06 de maio.

Confira outras notícias: