Previous
Next

Em caráter preventivo, Uberaba decreta emergência em saúde por síndrome respiratória

Compartilhe este post

A Secretaria Municipal de Saúde de Uberaba publica nesta segunda-feira (26), no jornal Porta-Voz, o decreto de emergência em saúde pública por Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG). A medida segue orientação estadual e tem caráter preventivo, considerando o aumento de casos de síndromes respiratórias na macrorregião Triângulo Sul, da qual Uberaba é cidade-sede. A decisão foi tomada após reunião com a Superintendência Regional de Saúde e representantes dos municípios da região.

De acordo com a secretária de Saúde, Valdilene Rocha, a adesão tem como objetivo ampliar a capacidade de resposta do município frente à possível piora do cenário. “Considerando que Uberaba é sede de macrorregião e que estamos monitorando os dados epidemiológicos, e percebemos o aumento significativo de Síndrome Respiratória Aguda Grave, decretamos emergência de forma preventiva, para que possamos nos estruturar melhor e, se vier uma curva muito alta, estarmos preparados para contratações emergenciais e ampliação de leitos, se for o caso. Assim conseguiremos atender tanto Uberaba quanto a macrorregião”, explicou.

A secretária destacou ainda que o decreto abre caminhos importantes para garantir reforços na rede de atenção. “A adesão nos possibilita investimento do Ministério da Saúde e do Estado, com recursos voltados para custeio de leitos de UTI e leitos clínicos pediátricos. Inclusive, o Estado antecipa o ree de dois meses para que possamos nos preparar e garantir atendimento adequado, se necessário”, explicou a titular da Saúde.

A secretária reforçou que o cenário atual em Uberaba está sob controle, especialmente no atendimento pediátrico. A adesão ao decreto tem foco em garantir planejamento e estrutura diante do avanço dos casos em outras regiões do Estado.

Confira outras notícias: