Previous
Next

Coluna Mozart Jr.

Compartilhe este post

Palavras
“Na política, a ética é como uma peça de roupa emprestada: alguns a vestem com orgulho, outros apenas a usam quando convém.”
 Fernando Zingra

Entrevista
Hoje no programa “De frente pra notícia” recebemos uma das figuras que reputo como das que mais compreendem seu papel como representante do povo e o executam com excelência, a vereadora Rochelle Bazaga.

Posicionamento
Com clareza em suas posições e conhecimento do seu papel, a vereadora abordou vários temas referentes à política, tanto local como regional e nacional, com leveza e propriedade.
Ponto importante nesse bate-papo foi a percepção dela da importância de uma reciclagem da turma que defende os ideais progressistas, fazendo coro aos principais cientistas políticos do país, Rochelle também entende que uma volta às bases e um discurso mais moderno serão cruciais para a recuperação dos partidos progressistas.

Embates
Questionada, concordou que tudo indica que a nova legislatura será palco de debates ideológicos mais profundos, uma vez que foram eleitos representantes que, realmente defendem ideologias de forma mais radicalizada do que os atuais vereadores.

Mesa diretora
Rochelle garante não ter interesse na disputa da mesa diretora, porém reafirma querer fazer parte de comissões que vão ao encontro de suas posições e pautas de cobrança junto ao executivo. Salientou, inclusive, que espera mais diálogo nesse mandato da prefeita Elisa Araújo, até por conta da diversidade encontrada na CMU, ela lembrou também que é importante que os envolvidos no processo, observem os números da abstenção, “isso é um recado”, afirmou.

Futuro
A vereadora não se furtou a falar de futuro político e garantiu, tem sim projetos maiores e o seu partido, o PDT estará presente com protagonismo na eleição de 2026.

Jogo
E a disputa pela mesa diretora da CMU para a nova legislatura segue forte nos bastidores. Segundo fontes da coluna, um dos pretendentes à cadeira de presidente, teria sido surpreendido ao procurar os vereadores em busca de apoio e descobrir que muita gente já havia fechado acordo com um adversário.

Articulação
Na verdade, segundo essas mesmas fontes, o vereador ex-presidente Ismar Marão, já teria trabalhado a questão do seu retorno à presidência daquela casa de leis de forma muito bem arquitetada.

Novo mandato
A prefeita Elisa Araújo venceu as eleições e se consolidou como liderança e o caminho agora deve ser a confirmação dessa liderança regionalmente. As eleições de 2026 serão cruciais para essa ratificação do seu papel e acredito que, pensando nisso, ela já está analisando os diversos cenários e acima de tudo, que caminho percorrer dessa vez para aumentar a representatividade de Uberaba nas esferas estadual e nacional.

Mudanças?
A prefeita garantiu, em entrevista, que o secretariado e outros cargos de confiança, irão até 31 de dezembro e, só após uma avaliação caso a caso, decidirá por mudanças de nomes. Uma coisa é certa, uma avaliação criteriosa deverá levar sem dúvida a algumas trocas. Tem gente que fez um bom papel e merece dar continuidade, mas tem gente que realmente ficou devendo e acabou criando desgastes para a própria prefeita. É hora de se avaliar como gestor e tomar medidas ainda que não muito agradáveis para alguns.

Tony Carlos
Por falar na eleição, o candidato Tony Carlos teve uma postura completamente distinta das suas últimas quando em derrotas anteriores. Mostrando amadurecimento e descendo do caminhão, ao que tudo indica, Tony se mostrou mais aberto ao diálogo e menos entregue ao rancor. Que esse seja o caminho de Uberaba, adas as eleições, que todos desçam dos caminhões e sentem-se a mesma mesa para discutir Uberaba e caminhos para sua grandeza.

Jogo de cintura
Para encerrar, não poderia deixar de citar o secretário de comunicação da prefeitura, Marcos Vinicius, que conduziu com maestria a campanha para a reeleição e ainda conseguiu lidar com feras da área que compunham a equipe, sem desgastes que atrapalhassem a caminhada. Mineiramente ele istrou os egos até vitória que foi de todos.

Confira outras notícias: