Previous
Next

Casos suspeitos de varíola dos macacos seguem em investigação

Compartilhe este post

A Secretaria Municipal de Saúde informa que investiga, preventivamente — embora sem preenchimento de todas as características de suspeitas da doença —, um caso suspeito de varíola dos macacos em paciente do sexo feminino, de 43 anos, atendida em instituição de saúde da cidade, submetida, na quarta-feira (17), à coleta de amostras clínicas para exames laboratoriais e que veio a óbito nesta quinta-feira (18).

Com isso, são três casos suspeitos da doença que aguardam análise no laboratório de referência do Estado, a Fundação Ezequiel Dias. As investigações seguem o protocolo definido pelo Ministério da Saúde e Secretaria Estadual de Saúde.

Os casos foram comunicados ao Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (Cievs)-MG, que compõe a Rede Nacional de Alerta e Resposta às Emergências em Saúde Pública, conforme protocolo estabelecido.

Treinamento – Uma capacitação regional está marcada para esta sexta-feira (19) sobre a doença para toda a rede municipal de saúde de Uberaba e da Macrorregião Triângulo Sul, sediada em Uberaba, que inclui mais 26 municípios. O treinamento terá explanação e possibilitará que os participantes tirem dúvidas quanto à metodologia de coleta de amostras clínicas dos pacientes e destina-se a integrantes de unidades básicas, de pronto atendimento, laboratórios e instituições hospitalares, sobretudo médicos, enfermeiros e técnicos de Enfermagem.

Confira outras notícias: